Parceria entre Vigilâncias Ambiental e Municipal iniciam trabalho de coleta de água para análise no Município

por Comunicacao publicado 13/04/2021 14h04, última modificação 13/04/2021 14h04
Vigilância Ambiental propõe regularidade semestral nas análises

No fim da tarde do dia (12/04), o presidente do Legislativo, Léo da Mercearia, convidou para uma reunião na Casa de Leis os servidores da Secretaria Estadual de Saúde do setor de Vigilância Ambiental na qualidade da água (VIGIÁGUA), o Sr. Wagner Luiz de Almeida e a Sra. Tainá Pereira da Silva. Também esteve presente na reunião o Técnico Municipal de Vigilância em Saúde, o Sr. Fabrício Oliveira Florentino, responsável pela Vigilância Ambiental em Saúde no Município.

Após uma reunião realizada no dia (11/03), do presidente do Legislativo com o técnico da Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais - ARSAE-MG, Henrique Pereira Barcelos, responsável pela coordenação da área operacional de Fiscalização, houve a continuidade de uma resposta positiva através dos servidores da Vigilância Ambiental que estiveram no Município de São João Nepomuceno no último dia (12/04), para iniciar o procedimento de coleta e análise da água fornecida para os munícipes.

O motivo está ligado à fiscalização dos trabalhos de fornecimento de água pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), iniciada pela Comissão Especial da Câmara designada para a realização de visitas aos cidadãos moradores das localidades distritais e da sede do Município.

Para o Técnico Municipal de Vigilância em Saúde, Fabrício Florentino, a análise microbiológica da água é realizada mensalmente e não havia indício de problemas, mas a questão seria que a análise de metais pesados não teria como ser realizada pelo Município. O Sr. Fabrício disse que entrou em contato com um servidor da COPASA no Município e que lhe foi fornecido o relatório dos pontos de coleta onde a Companhia realiza a análise físico-química em metais pesados.

“Para fazermos uma contraprova dessas análises nós entramos em contato com a Superintendência de Saúde Regional de Juiz de Fora e realizamos o fornecimento dos endereços de coletas que foram passados pela COPASA e eles entraram em contato com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que autorizou as coletas, e mediante uma lista que foi enviada nós iremos verificar essas coletas para apuração dos resultados”, concluiu o Técnico Municipal de Vigilância em Saúde.

O Técnico de Vigilância Ambiental do Estado, Sr. Wagner Luiz de Almeida, disse que veio para assumir essa questão de interesse da comunidade sãojoanense realizando a verificação da nocividade dos elementos na água, se acaso existirem. A primeira coleta foi realizada no último dia (12/04), e será enviada para FUNED com o objetivo de verificar o quantitativo dos elementos químicos que compõem a água.

“No mês de maio realizaremos uma nova coleta e solicitaremos ao Estado o acompanhamento das análises no primeiro e segundo semestre. Enquanto técnico, nós vamos reivindicar à Vigilância Ambiental do Estado de Minas Gerais, no nível central, para que possamos acompanhar a questão da análise da água, pois existem variações na coleta quando a água está boa para consumo, sendo que em 10 minutos, numa outra análise, ela pode estar imprópria. Portanto, há uma necessidade de acompanhamento em vários pontos como iremos fazer”, disse o Técnico Ambiental do Estado.

Para o Técnico Ambiental, o apoio das autoridades locais e do corpo técnico da Vigilância Ambiental de São João Nepomuceno será de extrema importância para dar continuidade na realização do monitoramento da água fornecida aos munícipes.

O presidente do Legislativo agradeceu em nome de todos representantes públicos a vinda dos servidores da Vigilância Ambiental e parabenizou pelos trabalhos que vem sendo realizados no Estado de Minas Gerais.