Segundo rompimento de barragem em Minas Gerais causa comoção e indignação ao povo brasileiro
Como todos os brasileiros, a população sãojoanense ficou consternada com o rompimento da barragem da mineradora Vale, que aconteceu no dia (25/01), por volta das 12h e 28 minutos, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Imagens aéreas mostram que um mar de lamas destruiu casas da região do Córrego do Feijão e várias instalações da empresa, como a área administrativa da companhia, inclusive um refeitório, e parte da comunidade da Vila Ferteco.
A Vale comunicou sobre o acidente à Secretaria do Estado de Meio-Ambiente às 13h e 37 minutos daquele dia fatídico. Até o fechamento desta matéria foram encontrados 157 corpos confirmados na tragédia. Outras 182 pessoas continuam desaparecidas. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil ainda continuam as buscas no local com ajuda helicópteros e cães treinados.
Ao menos seis prefeituras emitiram alerta para que população se mantenha longe do leito do Rio Paraopeba, pois o consumo da água e o risco de outros episódios nas localidades das barragens mineiras ainda são preocupantes por conta das chuvas intensas na região.
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informou que o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII recebeu vários feridos durante os resgates, além de afirmar que a emergência do hospital atendeu apenas vítimas do acidente. Demais casos foram direcionados para outras unidades de saúde.
A Agência Nacional de Águas (ANA), afirmou que continua monitorando a onda de rejeito e coordenando ações para manter o abastecimento de água e sua qualidade para as cidades que captam água ao longo do Rio Paraopeba.
Segundo informações da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, o abastecimento de água na Região Metropolitana de BH não deve ser prejudicado. A companhia está monitorando a situação.
A Câmara Municipal de São João Nepomuceno lamenta as incomensuráveis perdas de vidas e os graves danos ao meio ambiente e assentamentos humanos. A rigorosa apuração dos fatos que levaram a essa tragédia será acompanhada atentamente pelas autoridades e por toda população para que novamente não aconteçam fatos semelhantes em Minas Gerais e em outros estados brasileiros.