O Centro de Atenção ao Cidadão INFORMA:

por Comunicacao publicado 26/06/2024 14h11, última modificação 26/06/2024 14h11
Informações importantes sobre o Novo Documento de Identidade Nacional

Documentos Necessários para a emissão do novo Documento de Identidade

- Certidão original (sem emendas nem rasuras);

1-      Pessoas solteiras: CERTIDÃO DE NASCIMENTO;

2-      Pessoas casadas; CERTIDÃO DE NASCIMENTO;

3-      Pessoas separadas, divorciadas ou viúvas: CERTIDÃO DE CASAMENTO COM AVERBAÇÃO.

- CPF

- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (RECENTE)

ATENÇÃO

- 1ª VIA GRATUITA – CARTEIRA NACIONAL DE IDENTIDADE (Mais informações pelo telefone: (32) 3261-1107)

O novo RG será obrigatório a partir de 2032 para quem tiver menos de 60 anos de idade. Antes disso, a atual carteira de identidade, com número de RG emitido pelos estados e em papel, seguirá válida pelos próximos dez anos. Isto é, os brasileiros não serão obrigados a efetuar a troca ao menos até 2032. (Caso haja rasuras no documento, ou esteja difícil a identificação na impressão do mesmo, o cidadão deverá requerer uma 2ª via).

Como funciona a nova identidade 2024?

Como funciona? A Carteira de Identidade Nacional (CNI) tem um QR Code que permite verificar se o documento foi roubado ou extraviado. Além disso, o CPF fica como número único e suficiente para identificação do cidadão, sem necessidade de um RG.

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno estará agendando, presencialmente, às segundas-feiras (exceto feriado), a partir das 08:00h, na sede da instituição.

OUTRA OPÇÃO:

Acesse o portal oficial da Câmara e agende online (consulte se há disponibilidade de vagas).

DOCUMENTOS OPCIONAIS QUE PODEM SER INSERIDOS NO NOVO DOCUMENTO NACIONAL DE IDENTIDADE:

NIS, PIS/PASEP, CNH, CARTEIRA DE TRABALHO, TÍTULO DE ELEITOR, CARTÃO DO SUS, CERTIFICADO MILITAR, IDENTIDADE PROFISSIONAL, FATOR RH.

_____________________________________________________________________________

- Menor de 16 (dezesseis anos) tem que estar acompanhado do pai ou da mãe com documento de identidade.

- A foto será tirada na hora.