Jovens abrilhantaram a noite de lançamento do Parlamento Jovem Minas 2023 na Câmara

por Comunicacao publicado 15/03/2023 09h50, última modificação 16/03/2023 14h38
PJ oferece a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual

Uma noite de participação da juventude aconteceu no Plenário do Poder Legislativo Municipal de São João Nepomuceno, quando jovens do ensino médio de várias escolas da cidade estiveram presentes na Casa de Leis para o lançamento do programa Parlamento Jovem Minas 2023.

O evento aconteceu na última terça-feira (14/03), com a participação dos Vereadores da Câmara Municipal de São João Nepomuceno, o Vereador e Presidente da instituição Sebastião Carlos Barbosa, e os Vereadores Francisco Baptista e José Maria de Almeida.

Também estiveram presentes na cerimônia o Presidente da Câmara do Município de Descoberto, o Vereador Orlando Luís de Mendonça Lima, e a Vereadora Flávia Ferraz, além dos professores das Escolas Estaduais Dr. Francisco Zágari, Oswaldo Cruz, Francisco Manoel, localizada no Município de Descoberto, e da Escola Sesi, que fará sua primeira participação nas etapas do PJ Minas deste ano.

O Coordenador Regional do Polo Zona da Mata II, Sérgio Dutra, também participou do evento e motivou a participação dos novos integrantes que farão parte das etapas municipal, regional e estadual do programa.

“O Parlamento Jovem não é uma gincana, não é uma disputa entre escolas, não é uma disputa entre cidades. Nós temos sete Municípios participando do nosso Polo Regional, entre eles Astolfo Dutra e Goianá, participando pela primeira vez, além da Câmara de Descoberto que participará esse ano de forma efetiva. Também temos as Câmaras de São João Nepomuceno, Lima Duarte, Guarani e o Polo que fica em Juiz de Fora. Nós já temos um encontro marcado para o dia 26 de abril, em Juiz de Fora, no Colégio Jesuítas, que é uma das escolas participantes do Parlamento Jovem, para que possamos tratar do tema deste ano. O PJ é um programa de formação política para o jovem, não é política partidária, ou seja, é entender a política como instrumento que temos para poder regular as nossas relações sociais, seja na família, seja na escola, seja na igreja, ou seja no grupo de amigos”, disse o coordenador regional.

A cerimônia também contou com a participação dos alunos do ensino médio, que são os protagonistas desta edição, e dos alunos da edição anterior que relataram suas experiências e aprendizados em todas as etapas do programa que fizeram parte.

Neste sentido, o PJ é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política. Neste ano, o tema que será trabalhado pelos alunos é o “Jovem e Mercado de Trabalho”.

Em 2022, o Parlamento Jovem de Minas completou 19 anos e abordou o tema “Saúde Mental do Jovem”, que teve como exemplos a adoção de padrões de sono saudáveis; exercícios regulares; desenvolvimento de enfrentamento, resolução de problemas e habilidades interpessoais; além de aprender a administrar emoções. Ambientes de apoio na família, na escola, lidar com as tecnologias atuais e o convívio na comunidade em geral também foram alguns dos assuntos abordados.

O Presidente da Câmara Municipal Sebastião Carlos Barbosa, também comentou sobre a grande importância da juventude na participação sobre os temas que envolvem os destinos da sociedade.

“Inserir os jovens nas relações didáticas e sociais voltadas para as políticas públicas promove um acentuado debate nas escolas e elevam os indicadores de aprendizagem, além de colocá-los em um ambiente que amplia o leque de oportunidades e também melhora a qualidade da democracia. A juventude, conseguindo aprender e se desenvolver de forma integral, consegue participar desde cedo da vida política, e isso a insere mais próxima de tomar as rédeas do seu futuro, e das decisões que vão realmente colocá-las no lugar de protagonismo que merece”, afirmou o presidente.

Os alunos irão participar de várias didáticas na Câmara sobre o tema que será abordado neste ano, além de vários encontros com os alunos do PJ de outras cidades na etapa regional, com o objetivo de trocar informações e conhecimentos para estimular a produção de temas que farão parte da etapa final de discussão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

SOMOS TODOS PARLAMENTO JOVEM 2023!

A Câmara agradece a presença dos colaboradores da imprensa do Município, entre eles o Sr. Israel Maltik (Rádio Difusora FM), e o Sr. Marcelo Rigolon (Rádio Garbosa FM).