Dicas da OMS sobre o uso consciente da máscara de proteção

por Comunicacao publicado 29/04/2020 14h59, última modificação 29/04/2020 14h59
Já providenciou a sua?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um novo documento em que orienta sobre o uso de máscaras durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo a entidade, as máscaras cirúrgicas devem ser priorizadas pelos profissionais de saúde. Elas também são recomendadas para pessoas que apresentam sintomas e para aquelas que estão cuidando de um paciente com covid-19.

Embora admita que o uso de máscara possa diminuir o risco potencial de transmissão da doença por uma pessoa infectada sem sintomas, a entidade máxima de saúde diz que seu uso universal não se justifica. “Não existe, até ao momento, evidência científica de que usar uma máscara (seja cirúrgica ou de outro tipo) por pessoas saudáveis, possa impedir a infecção por vírus respiratórios, incluindo a covid-19”, diz o documento.

A preocupação da OMS é que – ao adotar as máscaras – as pessoas negligenciem outras medidas essenciais de prevenção, como lavar as mãos, praticar etiqueta respiratória e manter o distanciamento social.

Desvantagens do uso de máscara

Além da falsa sensação de segurança conferida pela máscara, a entidade também ressalta que pode haver outras desvantagens em seu uso por pessoas sem sintomas. Entre os riscos potenciais estão a auto-contaminação, que pode ocorrer quando a pessoa toca e reutiliza uma máscara contaminada.

Além disso, a eficácia das máscaras depende muito da forma como elas são usadas. Quando chegam a ficar úmidas, por exemplo, já não apresentam mais potencial de barreira.

Máscaras caseiras

Sobre o uso de máscaras não médicas, ou seja, caseiras, como as indicadas pelo Ministério da Saúde no Brasil, a OMS informa não ter evidências científicas fortes de que elas desempenhem um papel importante na redução da velocidade de transmissão. Porém, a entidade está colaborando com pesquisas para avaliar a eficácia e eficiência conferidas por elas.

A OMS também recomenda que os governos que sugerem o uso geral de máscaras caseiras devem orientar a população sobre como usá-las, higienizá-las e descartá-las, se for o caso.

Além disso, é necessário, de acordo com o documento, que ao fazer uso de máscaras caseiras, as pessoas precisam levar em consideração os seguintes pontos:

- Números de camadas de tecido/ tipo de tecido

- Se o material usado permite a respiração adequada

- Repelência à água/qualidades hidrofóbicas

- Formato da máscara

- Ajuste da máscara

Cuidados necessários

Assim como as máscaras industriais, as caseiras também exigem uma manipulação adequada para não invalidar seu uso.

Antes e depois de manuseá-la, é preciso lavar muito bem as mãos com água e sabão. Também é indicado colocá-la no rosto ainda dentro de casa e, durante todo o tempo que estiver na rua, não tocá-la.

Além disso, as máscaras caseiras reutilizáveis precisam ser lavadas após o uso com água e sabão ou água sanitária, deixando-as de molho por cerca de 20 minutos.

Outra indicação é não ultrapassar duas horas de uso. E se ficar úmida, a máscara precisará ser trocada, por isso, é importante ter mais de uma peça.

Fonte: Catraca Livre