Câmara realizou Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas

por Comunicacao publicado 18/06/2024 10h53, última modificação 18/06/2024 10h53
Os integrantes do programa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais debateram propostas que podem se transformar em projetos de Lei

Na tarde da última segunda-feira, (17/06), a Câmara Municipal de São João Nepomuceno realizou a Plenária Municipal do Parlamento Jovem. A ação faz parte do cronograma de atividades do projeto ‘’Parlamento Jovem’’ em parceria com Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, PUC Minas e Câmaras Municipais. O projeto tem por objetivo a formação política voltada aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, criando a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

O tema deste ano é “Melhorias no ensino escolar”, assunto de grande relevância para os jovens que terão a oportunidade de discutir e elaborar propostas para melhoria da educação.  Durante os meses de fevereiro a junho foram realizadas oficinas sobre os subtemas propostos, sendo eles:

- Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem;

- Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais;

- Fortalecimento da gestão democrática.

ESCOLAS INTEGRANTES DO PJ 2024:

- Colégio Apoio

- Escola Estadual Dr. Francisco Zágari;

- Escola Integrada Sesi Senai São João Nepomuceno “Robson Braga de AndraDE”;

- Escola Estadual “Oswaldo Cruz”.

Participaram da Plenária Municipal, a Vereadora Fabiana Ferreira de Andrade, a Vice-Diretora da Escola Oswaldo Cruz Jordana Moura, a Supervisora Pedagógica da Escola Dr. Francisco Zágari Janete da Silva, a Socióloga Laura Gomes, além do grande apoio deste ano da Escola Oswaldo Cruz, pela parceria com sua equipe pedagógica.

Subtemas discutidos pelos alunos participantes:

Subtema 1: Investimento, por parte do poder executivo estadual, na adequação da estrutura física das escolas às necessidades do Ensino Médio Regular/Integral, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e extracurriculares: área de descanso/repouso, área de lazer e outras que se fizerem necessárias.

Subtema 2: Criação de um programa de tutoria, por parte da Secretaria de Estado de Educação, em que o discente receba uma bolsa mensal, para auxiliar o estudo dos estudantes com desempenho escolar abaixo do esperado, nas disciplinas em que precisarem.

Subtema 3: Estabelecimento de parcerias com instituições externas, como empresas, universidades e organizações da comunidade, para enriquecer as atividades extracurriculares e promover aprendizado prático aos estudantes.

Propostas:

1.         Inteligência Artificial e seus reflexos na sociedade;

2.         Redes sociais e suas contribuições/prejuízos na vida das crianças e dos jovens;

3.         Desigualdade social;

4.         Educação sexual: abuso sexual infanto-juvenil e gravidez na adolescência;

5.         Prevenção e educação da saúde sexual dos jovens;

6.         Orientação vocacional e profissional para os jovens;

7.         Mudanças climáticas da atualidade;

8.         Orientação e prevenção contra as drogas;

Foram 08 (oito) as propostas debatidas pelos alunos na plenária, sendo que: Educação sexual: abuso sexual infanto-juvenil e gravidez na adolescência, foi a proposta vencedora e escolhida para a Plenária Regional que acontecerá em Juiz de Fora.

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno parabeniza a Diretora Soraya da Silva Mendonça Soares, em nome de todas as instituições participantes.

As propostas aprovadas pelos estudantes serão levadas para a Plenária Regional, que ocorre em conjunto com as demais cidades que compõem o Polo. Cada município apresentará 6 propostas que serão votadas por todos os alunos.

A plenária Regional está prevista para ocorrer em agosto no Município de Juiz de Fora – MG, e as matérias priorizadas vão para a Plenária Estadual na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte no mês de setembro, quando reúnem todos os estudantes das mais de 100 cidades participantes do programa.