Câmara Municipal participa da 20ª edição estadual do Parlamento Jovem de Minas

por Comunicacao publicado 08/10/2024 13h35, última modificação 08/10/2024 13h42
O PJ 2024 contou com a presença de 150 alunos que representaram 133 Municípios do Estado

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, nos dias 18 a 20 de setembro, a etapa estadual da 20ª edição do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), programa de formação política de estudantes do ensino médio realizado pelo Parlamento mineiro, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas.

Uma das maiores iniciativas de participação legislativa jovem do País, o PJ Minas tem como teve em 2024 “Melhorias no ensino escolar”. Todo o trabalho desenvolvido durante o ano culminou na votação de sugestões de ações a serem entregues à ALMG.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite (MDB), a Casa está sempre aberta à juventude. Ele destaca a importância de escutar o que os estudantes têm a dizer sobre o tema deste ano.

"Queremos ouvir e apoiar as iniciativas que visam melhorar a educação em Minas. Quando damos voz aos jovens, conseguimos enxergar novos caminhos e novas soluções", enfatizou o Presidente da ALMG, Tadeu Leite.

E a Câmara Municipal de São João Nepomuceno também integrou o programa em mais um ano com a participação da nossa representante na etapa estadual, Maria Clara Pereira Callegaro, que expôs suas propostas com muitas discussões, no plenário da ALMG, exercendo um grande ato de cidadania.

Neste ano, os nossos jovens munícipes presenciaram de perto os trabalhos realizados pela Casa Legislativa e todo o processo que é elaborado em prol dos nossos cidadãos.

Programação

A programação da etapa estadual começou na quarta-feira (18/09), com a exposição aos 150 representantes dos 133 municípios participantes, distribuídos em 20 polos regionais, da dinâmica dos grupos de trabalho (GTs) e da plenária estadual, além de uma atividade de entrosamento.

PJ Minas: Debates realizados por mais de 4 mil alunos durante o ano resultaram em propostas que serão votadas

Na quinta (19/09) pela manhã, os GTs escolheram seus coordenadores e iniciaram as discussões para priorizar as propostas que foram submetidas a votação em cada um dos três subtemas: “Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem”, “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais” e “Fortalecimento da gestão democrática”.

À tarde, foi definido o tema da edição de 2025 “Juventude e Direitos Culturais”, em votação híbrida, com a participação dos jovens presentes na ALMG e de outros estudantes do interior, votando por meio de um link.

Encerrando a agenda do dia, houve um estudo dirigido, com a leitura do documento de propostas e esclarecimentos.

Na sexta (20), às 10 horas, teve início a Plenária estadual, no Plenário Juscelino Kubitschek, com a votação das propostas que foram construídas e aprimoradas ao longo de todo o ano. A plenária foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal da ALMG no YouTube.

Documento final

O documento final com as propostas dos alunos participantes da plenária estadual foi entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia.

As sugestões foram agrupadas por subtema, na forma de propostas de ação legislativa (PLEs), que podem ser transformadas, entre outras iniciativas, em projetos de Lei e em requerimentos de providências aos órgãos públicos.