Câmara homenageia com o Título de Cidadania produtor cultural e pesquisador da vida e obra do padroeiro do nosso Município

por Comunicacao publicado 23/07/2022 10h26, última modificação 23/07/2022 10h26
Nepomuk e São João Nepomuceno colhem laços dessa irmandade

Desde 2016, com a assinatura do termo de irmanação, em que foram declaradas “CIDADES IRMÃS”, São João Nepomuceno e Nepomuk, na República Tcheca, vêm estreitando cada dia mais os laços de representatividade, união e amizade entre os dois povos, separados por um oceano e por línguas e culturas diferentes, mas que se uniram por um mesmo personagem histórico - São João Nepomuceno - santo padroeiro de nossa cidade e um dos mais venerados mártires tchecos. Irmanação que nos enche de orgulho e alegria e que tem proporcionado uma riquíssima aproximação religiosa, artístico-cultural e política entre as duas municipalidades.

Nesse projeto de irmandade, o Sr. Pavel Motejzik, juntamente com o prefeito de Nepomuk, Sr. Jiri Svec, e a senhora Jana da Conceição, são grandes entusiastas, não medindo esforços, enquanto cidadãos e autoridades de Nepomuk, para o crescimento dessa relação e, consequentemente, para a obtenção de todos os benefícios que ambos os Municípios podem com ela usufruir.

Por meio do Decreto Legislativo nº 01/2003, a Mesa Diretora da Câmara, no ano de 2020, recebeu dos senhores Luís Antônio Fajardo Pontes e Ricardo Itaborahy Soares um anteprojeto de lei sugerindo a concessão do Título de Cidadania São-joanense ao Sr. Jiri Svec, Sr. Pavel Motejzik e à Sra. Jana da Conceição, de Nepomuk, Cidade-irmã de São João Nepomuceno na República Tcheca. Aceitando a sugestão, a Mesa Diretora converteu o anteprojeto em projeto de lei, que foi aprovado de forma unânime pelo Plenário da Câmara, dando origem à Lei nº 3.319, de 28 de abril de 2020.

Por esse motivo, e com a visita dessa nobre personalidade ao nosso Município, no dia (22/07), o Município de São João Nepomuceno realizou a entrega do Título de Cidadania Sãojoanense ao Sr. Pavel Motejzik, pela singular dedicação à pesquisa histórica da vida do Santo Padroeiro São João Nepomuceno e suas devoções espalhadas pelo mundo, e pela importância do seu trabalho e da sua representatividade ao fortalecer o elo de amizade e irmandade entre as cidades de Nepomuk e São João Nepomuceno.

O presidente da Câmara Municipal de São João Nepomuceno, Sr. Francisco Baptista, e os demais Vereadores presentes no evento realizaram a entrega da homenagem ao produtor e pesquisador Sr. Pavel Motejzik.

“Aqui damos mais um passo de consolidação do vínculo de amizade e parceria entre as Cidades-Irmãs Nepomuk e São João Nepomuceno. É com imenso prazer que o Município de São João Nepomuceno recebe e presta esta homenagem ao Senhor Pavel Motejzik, produtor cultural da cidade de Nepomuk, que brilhantemente e com muita dedicação pesquisa a vida do Santo João Nepomuceno e suas devoções espalhadas pelo mundo. Agradecemos também a ilustre presença do tenor Martin Vydra. É uma grande honra para nós recebermos uma personalidade que faz parte da história dos diversos Municípios que trazem o nome do Santo João Nepomuceno e que os têm como padroeiro de seus cidadãos. Somos muito gratos pela sua nobre presença! Somos cidadãos irmãos! E hoje, Sr. Pavel Motejzik, o Município de São João Nepomuceno tem a honra de conceder e o condecora com o ´TÍTULO DE CIDADÃO SÃO-JOANENSE!”, discursou o presidente da Câmara.

O evento foi realizado no Museu Histórico Municipal e contou com várias apresentações musicais de artistas locais e também do Município de Nepomuceno, além das presenças do Prefeito Municipal Ernandes José da Silva, da Prefeita do Município de Nepomuceno, Sra. Luiza Maria Lima Menezes, que veio especialmente para o evento, do tenor Martin Vydra, da República Tcheca, do historiador Luís Antônio Fajardo Pontes, de várias autoridades e de um grande público.

O produtor cultural do Município de Nepomuk e pesquisador da vida e obra do santo João Nepomuceno, Sr. Pavel Motejzik, ficou lisonjeado pela homenagem com o recebimento do Título de Cidadão Sãojoanense, e agradeceu ao Município de São João Nepomuceno o presenteando com uma cópia do busto da imagem real do santo padroeiro, na qual ficará exposta no Museu Municipal para a visita da população.