Câmara aprova quatro projetos na 14ª Reunião Ordinária e administradores do Hospital São João solicita cooperação da população para evitar mais endividamento

por Comunicacao publicado 08/05/2019 13h55, última modificação 21/05/2019 09h37
Secretários da Saúde e de Obras do Município de São João Nepomuceno relatam sobre os trabalhos realizados no Município quanto ao combate ao vírus da dengue entre outras prestações de serviços.

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno realizou no último dia (07/05), com início às 19 horas, a sua 14ª Reunião Ordinária da Sessão Legislativa de 2019, em que foram aprovados quatro projetos de Lei pelos parlamentares.

Antes do início da discussão e aprovação dos projetos, o presidente da instituição legislativa, Toni Calegaro, convidou para ocupar a Tribuna Livre os Senhores Amado Roberto, Plínio Furtado e Dr. Milton Salgado Filho, que tiveram 20 (vinte) minutos para informarem as ações que estão sendo realizadas, a fim de conter o alto índice de dengue registrado em nosso Município.

O Secretário de Obras, Dr. Milton Salgado Filho, apresentou os trabalhos realizados pela secretaria que está atenta aos possíveis focos de dengue no Município e a fiscalização quanto a intervenção em terrenos baldios e particulares no que se refere ao acúmulo de lixo e a falta de capina.

O Secretário de Saúde, Plínio Furtado, também relatou que a secretaria está tomando as devidas providências sobre o compromisso de eliminar este grave problema que está ocorrendo no Município e solicitou que toda a população tenha dez minuto semanais para fazer o dever de casa ao verificar possíveis focos em vasos de plantas, caixa d'águas, e outros utensílios que acumulem água da chuva. “Dengue mata, dengue é um problema sério”, afirmou o secretário.

O coordenador do Centro de Zoonoses, Amado Roberto também participou e informou que os agentes estão empenhados e atentos aos possíveis focos, visitando residências em diversos bairros da nossa cidade.

Também ocupou a Tribuna Livre o Dr. Márcio de Castro Soares, para expor assuntos referentes ao Hospital São João. Dr. Márcio apresentou uma declaração aos vereadores e a toda população mencionando sobre a situação calamitosa que passa aquela instituição e o grande esforço da atual administração e anteriores para tentar diminuir a elevada dívida, além de acrescentar o louvável trabalho nos últimos três anos que, segundo informações, passaram de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais) para pouco menos de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais).

Nessa declaração, datada do dia (22/04/2019), médicos e provedoria reuniram-se para discutir reduções nas despesas e aumento das receitas, que para eles ainda não é a única solução para a reversão da crise.

No entanto, foi sugerida uma próxima reunião daquela administração no intuito de começar uma redução de despesas pela atual administração, médicos, funcionários e em seguida pela população que, segundo eles, nunca faltou quando solicitada, uma cooperação radical.

A intenção da administração do Hospital São João é que em menos de 01 ano seja eliminado o referido déficit e a sugestão é que cada sãojoanense, que tenha um rendimento fixo, doe 01 dia deste rendimento por mês ao hospital e que esta doação seja entre R$ 30 (trinta reais) e R$ 300 (trezentos reais).

Na reunião, o Dr. Márcio de Castro, disse ainda que essa doação é de livre e espontânea vontade de cada cidadão e lembra a disponibilidade e utilidade da instituição a todos os são-joanenses e vizinhos por várias décadas, indistintamente e principalmente aos mais carentes.

Os Vereadores apoiaram a iniciativa dos administradores do hospital, deram sugestões, e falaram da importância daquela instituição para o atendimento da população do nosso Município e região.

Dando sequência à reunião, foram votados e aprovados em primeiro turno os Projetos de Lei:

- Projeto de Lei nº. 13/2019, que “Institui, no âmbito do Município, a Feira Municipal da Saúde e dá outras providências”, de autoria do Vereador Heldemir Azevedo Alves.

A Feira de que trata o Art. 1° do projeto, será realizada na primeira quinzena do mês de agosto de cada ano, em data a ser determinada pela Secretaria Municipal de Saúde, com, pelo menos, 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência.

A Feira Municipal da Saúde congrega os seguintes objetivos:

I – promoção de esclarecimentos à população quanto aos procedimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde;

II – realização de palestras, encontros, campanhas educativas e intercâmbio de informações com a comunidade;

III – promoção de hábitos de saúde, higiene, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos;

IV – realização de testes e exames nos interessados;

V – promoção, através das Secretarias Municipais, de outros tipos de programas que valorizem o bem-estar dos Munícipes.

O Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, estabelecerá normas e coordenará a organização das atividades a serem desenvolvidas na Feira Municipal da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde poderá promover parcerias com entidades governamentais, educacionais, assistenciais e empresas privadas para a consecução dos objetivos desta Lei.-

- Projeto de Lei nº. 14/2019, que “Dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial e dá outras providências” e o de nº. 15/2019, que “Dá nova redação, com vistas à correção de erro material, a dispositivo da Lei nº. 3.250, de 01º de abril de 2019”.

O último a ser apresentado e aprovado foi o Projeto de Lei nº. 16/2019, que “Dá denominação a logradouro público de ‘Décio Henriques Leite’”, de autoria do Vereador Antônio José da Costa.

Portanto, após aprovação em segundo turno, ficará o Chefe do Executivo autorizado a dar o nome de “Décio Henriques Leite”, a um dos logradouros existentes neste Município.

Nossa próxima Reunião Ordinária acontecerá no dia (21/05), às 19 horas.

Contamos com a sua participação!