Abril Azul: mês da conscientização sobre o autismo

por Comunicacao publicado 05/04/2021 14h33, última modificação 05/04/2021 14h33
A palavra de ordem é: estimular!

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinge uma em cada 160 crianças, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Apesar do Dia Mundial de Conscientização do Autismo ser celebrado em 02/04, a campanha Abril Azul busca trazer visibilidade para o tema durante todo o mês, como forma de mobilizar a sociedade sobre essa condição ainda desconhecida e discriminada por muitos.

Neste sentido, a Câmara Municipal de São João Nepomuceno aprovou no ano de 2019 a LEI Nº 3.293, DE 24 DE OUTUBRO DE 2019, que dispõe sobre a isenção de tarifa de transporte coletivo às pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e dá outras providências, e a LEI Nº 3.292, DE 24 DE OUTUBRO DE 2019, que institui no Município de São João Nepomuceno - MG o "Cartão de Identificação para Pessoa com Transtorno de Espectro Autista" (TEA), e dá outras providências.

Essas leis são fundamentais para auxiliar as pessoas com o Transtorno de Espectro Autista e seus familiares, além de conscientizar a população no sentido de compreender que é possível vencer barreiras. Portanto, a palavra de ordem é: estimular! O limite da capacidade de seu filho irá até aonde for a sua capacidade de amor e compreensão!

Acreditamos que por meio de experiências compartilhadas pode ser possível contribuir com a aceitação e acolhimento de quem tem o transtorno.

O primeiro passo para desenvolver quem está no espectro, é não negligenciar seus sentimentos e compreender que não se deve generalizar o autismo. Cada indivíduo com Transtorno do Espectro do Autismo apresenta suas particularidades. Compreender que a pessoa com autismo pode ter limitações e respeitá-las é fundamental no processo de evolução.