“Reurbanização do Morro do Hospital” foi o tema da Audiência Pública na Câmara

por Comunicacao publicado 09/05/2024 10h46, última modificação 09/05/2024 10h46
Debatedores, Vereadores e cidadãos expuseram suas opiniões a respeito do tema

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno, atendendo à solicitação do Sr. Flávio Rossi Vitói, realizou na noite do dia (08/05) uma Audiência Pública que teve como tema a “Reurbanização do Morro do Hospital”.

A Audiência Pública foi realizada de acordo com o Regimento Interno da Casa de Leis, onde cada debatedor teve o prazo de 20 (vinte) minutos para expor o assunto proposto, prorrogável a juízo do presidente, não podendo ser interrompido.

Os Vereadores inscritos tiveram o prazo de 05 (cinco) minutos para interpelar os debatedores, que dispuseram do mesmo tempo para responder, facultadas a réplica e a tréplica, pelo mesmo prazo.

Os cidadãos inscritos também tiveram 03 (três) minutos para expor suas ideias, assim como o debatedor teve o mesmo prazo para réplica.

Em resumo, a audiência contou com a discussão sobre o urbanismo e o planejamento urbano para a melhoria das condições de tráfego, a promoção da sustentabilidade ambiental e a preservação do patrimônio cultural e arquitetônico do “Morro do Hospital”.

Deste modo, foram apresentados pela Secretária Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Sra. Paula Danelon, projetos técnicos que propõem uma nova adequação das vias e reformulação das galerias pluviais que auxiliará o escoamento das águas e a trafegabilidade daquela localidade, visando a grande demanda de pacientes que o Hospital São João e o Pronto Socorro recebem diariamente, além de evitar acidentes durante as chuvas por conta do piso escorregadio, segundo palavras de alguns debatedores, vereadores e cidadãos.

Porém, a preservação histórica do popular piso “pé de moleque”, da imagem antiga e bucólica daquela localidade, e o escoamento das águas pluviais foi outro assunto abordado e discutido entre os presentes na audiência. O proponente da Audiência, o Sr. Flávio Vitói, informou que não é contrário ao projeto do Poder Executivo, mas sim que haja uma alteração para que seja preservado a imagem histórica do local com as adaptações necessárias do piso de acesso ao Hospital São João.

Os debatedores:

- Sr. Flávio Rossi Vitói (Arquiteto e Urbanista);

- Sra. Paula Danelon (Secretária Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano);

- Sr. Bruno Pinto Ribeiro (Geógrafo);

- Sr. Fernando Motta (Jornalista);

- Sr. Michel Alves (Procurador Geral do Município).

Após a fala dos debatedores, os Vereadores expuseram suas opiniões, além dos cidadãos que propuseram ideias e alternativas viáveis para que todos saiam beneficiados com o projeto que está na pauta do Poder Executivo para implantação naquela localidade.

Acesse o nosso canal oficial no Youtube e confira todos os detalhes que aconteceram na Audiência Pública!

Cidadãos participantes:

- Sr. Jimmy Luiz Alves;

- Sr. Márcio Camps Macedo;

- Sra. Vânia Monteiro Badoco;

- Sr. Edson Alves de Carvalho;

- Sr. Cláudio Machado;

- Sra. Eliana Verardo Rigolon;

- Sra. Marieme de Almeida Castro;

- Sr. Eduardo Abreu;

- Sr. Paulo César Monteiro;

- Sr. Leonardo Luiz.

O presidente da Câmara, Herculano Badoco, agradeceu a todos os debatedores, vereadores, vereadoras e cidadãos que participaram da audiência pública que discutiu um assunto relevante, que é a reurbanização do morro do hospital.

“Espero que esse debate possa contribuir para fomentarmos a ampliação das políticas públicas inclusivas no Município de São João Nepomuceno” concluiu o presidente.

CURIOSIDADES - O QUE É UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA?

Uma audiência pública é uma reunião pública, transparente e de ampla discussão em que se vislumbra a comunicação entres os vários setores da sociedade e as autoridades públicas. Não objetiva a consensualidade, pois, devido ao leque de ensejos sociais, os setores da sociedade civil podem divergir.