Brasão

por Câmara Municipal publicado 19/02/2020 14h04, última modificação 19/02/2020 14h04
Brasão das Armas do Município e do Poder Legislativo

Lei nº 394

CRIA O BRASÃO DE ARMAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO

A Câmara Municipal de São João Nepomuceno, decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1º Fica criado o Brasão do Município de São João Nepomuceno.

Art. 2º Êste escudo de armas terá a forma seguinte:
Escudo samnítico encimado pela corôa mural de oito torres de prata. Em campo de prata, posto em abismo, as armas eclesiáticas de Dom Nepomuceno constantes de um escudo suisso de bláu, estentando em chefe uma pomba estendida e em ponta um cordeiro, tudo de prata, sobreposto pela mitra episcopal de púrpura e bordado de ouro e o báculo de sable; abaixo o listel de bláu contendo em letras de prata a divisa latina ECCE AGNUS DEI e acima das armas o timbre eclesisiástico constituido pelo chapéu episcopal de sable ornado de seis panjentes de cada lado. Nos ornamentos exteriores, apoiando o escudo um pavilhão de púrpura e bláu, bordados de lizes de prata ostentandop o topônimo de SÃO JOÃO NEPOMUCENO, também em letras de prata.

Art. 3º Todos os documentos da prefeitura e da Câmara Municipal levarão o brasão do Municipio.

Art. 4º Todos os próprios Municipais levarão o brasão do Municipio em lugar de destaque.

Art. 5º Para atender as despesas com a aquisição dos brasões, clichês, etc., fica o poder executivo autorizado a abrir o necessário crédito especial.

Art. 6º Revogadas as disposições em contrário, entrará a presente lei em vigor na data de sua publicação.

Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o cumprimento e execução desta lei pertencerem, que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nela se contém.

Dado e passado nesta cidade de São João Nepomuceno aos 10 (dez) dias do mês de julho de 1967.

Mauro Elpídio Nogueira
Prefeito Municipal

 

 

O BRASÃO DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

1 - Escudo em formato português que atende às nossas origens históricas, uma vez que nosso País foi descoberto e colonizado pelos portuguêses.

2 - Este escudo está partido em verde e amarelo, pois trata-se, no conjunto, de um brasão nacional.

3 - Vê-se ao centro a constelação do cruzeiro do sul, adotado neste brasão por representar a formação cristã do povo brasileiro. Pouco importando a religião de cada um, somos um povo eminentemente cristão.

4 - Barrete Frígio (ao alto do escudo) - Trata-se de um chapéu usado pelos revolucionários, na revolução francesa, no ano de 1789. Como aqueles revolucionários não tinham uniformes, eram identificados pelo uso deste barrete. Como na época foi destituído o regime imperial e implantado o republicano, referido barrete foi adotado pela ciência heráldica como símbolo do regime republicano que é o que rege nosso País.

5 - Ladeando o mapa do Brasil, duas varas, sendo uma vermelha e outra branca. Na Roma antiga, quando o imperador escolhia seus "Ediles Romanus", donde veio a palavra EDIL, dava-lhes duas varas como símbolo do poder de legislar e julgar. Os Vereadores ou Edís daquela época, sempre conduziam consigo uma destas varas, sendo a vermelha quando transitava em sua cidade e a branca quando viajava por outras cidades do império romano.

6- Finalmente o dístico "O Poder Unido é Mais Forte" que procura conscientizar os Senhores Vereadores da força política que eles representarão, quando realmente se unirem.