Perguntas Frequentes
Perguntas
- Qual a função do vereador?
- Quantos vereadores compõem a Câmara Municipal de São João Nepomuceno?
- O que é uma Câmara Municipal?
- Qual a duração do mandado de um vereador?
- Qual a importância da Câmara nas decisões sobre a administração da cidade?
- Quantos votos são necessários para eleger um vereador?
- Como é escolhida a Mesa Diretora da Câmara Municipal?
- Como o vereador elabora ma lei municipal?
- Só os vereadores elaboram leis municipais?
- Quando acontecem as Sessões Ordinárias da Câmara?
- Qual o horário de expediente da Câmara e como posso entrar em contato?
- Como posso realizar um pedido de acesso à informação?
Respostas
Qual a função do vereador?
O vereador atua no âmbito do Poder Legislativo Municipal fiscalizando os atos do Poder Executivo Municipal no cumprimento das leis municipais. Também elabora novas leis municipais e requer ao prefeito melhorias para a cidade. Na Câmara Municipal, propõe atividades (audiências públicas, sessões especiais, homenagens e moções) sobre temas diversos e de interesse da população.
Quantos vereadores compõem a Câmara Municipal de São João Nepomuceno?
Para a Legislatura 2017/2020 a Câmara Municipal é composta por 9 (nove) vereadores.
O que é uma Câmara Municipal?
É a Casa Legislativa onde os vereadores atuam, configurando-se como poder independente que funciona, conforme a doutrina republicana, em harmonia com o Poder Executivo Municipal e com o Poder Judiciário que é o outro poder independente e harmônico com os demais poderes na estrutura republicana do Brasil.
As Câmaras estabelecem, em nome da população, qual é a vontade da maioria, na busca de solução para os problemas coletivos. Nos aspecto fiscalização, se o prefeito não obedecer às leis, seu mandato pode ser questionado por crime de responsabilidade.
Qual a duração do mandato de um vereador?
A eleição para vereador acontece juntamente com a do prefeito e acontece de quatro em quatro anos.
Qual a importância da Câmara nas decisões sobre a administração da cidade?
A Câmara Municipal corresponde ao Poder Legislativo, ou seja, cabe aos seus componentes a elaboração de leis que são da competência do município (sistema tributário, serviços públicos, isenções e anistias fiscais, por exemplo). Os vereadores são importantes, também, porque lhes cabe fiscalizar a atuação do prefeito e os gastos da prefeitura. São eles zelam pelo bom desempenho do Executivo e exigir a prestação de contas dos gastos públicos. Uma função importante dos vereadores, porém desconhecida por boa parte da população, é a de funcionar como uma ponte entre os cidadãos e o prefeito, por meio de um recurso chamado indicação. Ele é uma requisição de informação ou providência que um vereador envia à prefeitura ou outro órgão municipal em nome do eleitor. Como não funcionam como leis, as indicações não exigem que o vereador faça consultas em plenário para apresentá-las ao prefeito. Cabe ao prefeito ou secretário atender ou não à solicitação, sem que para isso precise ser apresentado um projeto do vereador.
Quantos votos são necessários para eleger um vereador?
Essa quantidade varia de acordo com o chamado quociente eleitoral de cada município. Esse número é obtido dividindo-se o número de votos válidos (excluídos os brancos e nulos), sejam eles nominais ou na legenda, pelo de lugares a serem preenchidos na Câmara Municipal. Por exemplo, em uma cidade há nove vagas para vereador, e concorrem a elas três partidos (A,B e C) e a coligação D. A legenda A obteve 1.900 votos, a B, 1.350, a C, 550, e a coligação D, 2.250. Os votos válidos na cidade somam 6.050. Dividindo-se os votos pelas vagas, obtêm-se um quociente eleitoral de 672. Assim, apenas as legendas A e B e a coligação D conseguiram votos suficientes para atingir o quociente eleitoral e terão direito a preencher as vagas disponíveis. Fonte: (http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos/quociente-eleitoral)
Como é escolhida a Mesa Diretora da Câmara Municipal?
A eleição para a Mesa Diretora ocorre anualmente por voto direto. Os vereadores lançam seus nomes para o cargo que pretendem ocupar na Mesa Diretora e a votação acontece em sessão realizada pela Câmara Municipal. É escolhido quem tiver maioria de votos. A mesa diretora é eleita para um mandato de 1 (um) ano. A mesa é composta por: Presidente, Vice-presidente e Secretário.
Como o vereador elabora uma lei municipal?
Para criar uma lei municipal, o vereador elabora um projeto de lei que versa sobre um tema específico. O projeto de lei tem que estar em conformidade com as demais leis (federal, estadual e municipal) e quem define a constitucionalidade da proposta é a Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final da Câmara. Depois do parecer técnico, o projeto é votado em plenário, seguindo para o prefeito, que pode sancionar ou vetar.
Só os vereadores elaboram leis municipais?
Não. O prefeito, por meio de mensagem, também encaminha leis para apreciação da Câmara.
A população também pode elaborar uma lei: é a iniciativa popular de lei que passou a existir com a Constituição de 1988.
Quando acontecem as Sessões Ordinárias da Câmara?
As Sessões Ordinárias acontecem na primeira e penúltima terça-feira de cada mês, as 19:00 horas no Plenário da Câmara Municipal.
Qual o horário de expediente da Câmara e como posso entrar em contato?
O horário de funcionamento da Câmara Municipal é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e de 13h às 16h. Às terças-feiras e demais dias em que houver reuniões, a Câmara permanece aberta enquanto perdurarem os trabalhos.
Como posso realizar um pedido de acesso à informação?
Qualquer pessoa natural ou jurídica tem legitimidade para apresentar pedido de acesso à informação.
Os pedidos de informações devem ser realizados nas instalações físicas desta Casa Legislativa (Rua Domingos Henriques de Gusmão, 104 - Centro) ou através do formulário de solicitação de informações no site. Preenchendo este formulário o cidadão receberá um número de protocolo e poderá acompanhar a tramitação do seu pedido de informação.